Ainda não percebi se este País quer que os funcionários públicos se reformem mais cedo, ou se pelo contrário querem que se mantenham a trabalhar até mais tarde na idade de modo a não sobrecarregar o nosso Sistema. Aparentemente dado o aumento da longevidade e logo a possível falência do Sistema seria a segunda opção a correcta. E realmente existe penalização monetária sempre que se proponham reformas antecipadas. Contudo ganha-se mais saindo já com penalização do que mais tarde sem penalização (supostamente então com a reforma completa) mas com a nova fórmula para determinação do vencimento na reforma!!! E é um vêr se te avias de pedidos de reforma antecipada para quem chega aos 60 anos!
Mas afinal, como País, como Sociedade, afinal o que queremos? Que mensagem queremos passar quando quem decide continuar a trabalhar irá ser prejudicado em termos monetários na sua pensão de velhice, em relação aos que espertos se antecipam, descansam mais e são recompensados na sua preguiça com mais dinheiro??? Será que os nossos governantes andam loucos, ou nós andamos de olhos fechados?
1 comment:
Uma coisa é a reforma da CGA outra bem diferente é a reforma da CNP esta última é uma vergonha. Comparação honesta não existe .
Exemplo: pensão unificada 29 anos CNP + 9 ANOS CGA , o inverso é completamente diferente ...
As reformas da CGA são bem melhores , mas bem melhores que as CNP , fando no caso acima exposto os descontos para a CNP foram bem mais altos que um amigo Prof. nas mesmas condições.
Alfredo Pereira
Post a Comment